Data-driven management ou gestão baseada em dados é uma metodologia que faz da utilização de dados base para que decisões estratégicas sejam tomadas. Tem como objetivo melhorar os resultados operacionais da empresa através da identificação, coleta, armazenamento e utilização de informações que identifiquem fatores que possam influenciar o consumo dos seus produtos e/ou serviços.
Esse tipo de gestão traz consigo um mar de possibilidades, pois permite o acompanhamento preciso do seu desempenho. Esses vão desde a identificação de vantagens e desvantagens, passando pela descoberta de tendências de mercado e do comportamento do consumidor, chegando até o desenvolvimento de novos mercados por meio da descoberta de uma necessidade e/ou produto.
Convergindo, assim, com uma necessidade do Comércio Exterior: como se posicionar de forma estratégica mantendo a operação rentável, pois é envolto em fatores tanto do micro como do macroambiente econômico que afetam diretamente a sua gestão, podendo ser decorrente da queda do consumo ao aumento das moedas estrangeiras.
Venha descobrir nesse texto se você faz a gestão Data Driven no comércio exterior. Além disso, como essa ferramenta poderá se lhe auxiliar na competitividade por meio dos dados.
O que é gestão Data Driven?
Data Driven nasceu como uma estratégia que poderia ser aplicada por todas as empresas, independentemente do seu ramo de atuação, do seu produto e/ou serviço.
Porém, no dia a dia, tornou-se a orientação para a tomada de decisão. Já que utiliza a interpretação e a análise de dados em qualquer um dos níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional).
Com isso, a gestão Data Driven permite que as organizações, de posse dos dados, possam melhorar a sua eficácia, melhorando assim os resultados. Além disso, também permite direcionar de forma adequada os seus investimentos.
Como fazer gestão Data Driven no comércio exterior?
O departamento de Comércio Exterior dentro das organizações está ligado a diversas áreas. Como, por exemplo, logística, financeiro e compras, ou seja cada departamento possui as suas próprias métricas e objetivos, que precisam convergir para que o atendimento ao cliente com a venda do produto ou a prestação de serviços ocorra de maneira que traga lucratividade para a empresa.
Então, é necessário ter ferramentas de gestão que suportem do curto ao longo prazo, com informações assertivas e precisas para que seja feito o devido acompanhamento e, também, se necessário, realizar algum ajuste devido às mudanças que possam ocorrer, seja de perfil do consumidor, seja pelo aumento dos fretes ou por uma pandemia.
A gestão Data Driven, para ser assertiva, precisa que os seus objetivos e necessidades sejam muito bem definidos pela empresa. Afinal, o seu pressuposto é a coleta de dados, com a consequente análise para a tomada de decisões. Em outras palavras, se o resultado esperado é oferecer informações para o time comercial realizar prospecções, informações de cunho operacional não trariam o resultado esperado.
A partir dessa definição, com os objetivos definidos, e sabendo os resultados que serão esperados, podem se valer das seguintes ferramentas para fazer o burilamento, o acompanhamento e possíveis ajustes para que os dados sejam de fato o norte na tomada de decisões:
- tecnologia para realizar análise dos dados;
- Inteligência Artificial para encontrar padrões e realizar comparativos;
- Machine Learning que permite o uso, segundo a IBM, de “métodos estatísticos, onde os algoritmos são treinados para fazer classificações ou previsões, revelando os principais insights em projetos de mineração de dados”.
Vantagens de gerenciar o Comércio Exterior por Data Driven
O Comércio Exterior é um ambiente de negócios muito dinâmico. Ele pode ser afetado desde a mudança do perfil do consumo até alterações da legislação tributária.
Por meio dos dados consegue-se gerar estatísticas, culminando na possibilidade de antever as situações, de forma a minimizar os riscos financeiros. Sendo as principais vantagens:
- constante monitoramento;
- previsão da demanda;
- melhoria contínua;
- otimização dos processos.
Mensure, organize e interprete os dados
Antes de mensurar, organizar e interpretar os dados, precisamos ter o entendimento de que, para a análise apresentar resultados relevantes, existe a direta dependência com qualidade dos dados que foram coletados, das métricas e das técnicas escolhidas para realizar a análise e a gestão Data Driven, assim como da maneira escolhida para visualização.
Dessa maneira podemos elencar abaixo algumas ações que poderão auxiliar:
- cálculo das métricas;
- visualização dos dados;
- burilamento dos dados;
- análise exploratória;
- organização dos dados.
Defina estratégias e objetivos com os dados
Os dados permitem uma visão mais profunda e precisa do micro e macroambiente econômico, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões.
O seu uso estratégico também permite a personalização da experiência do usuário e a oferta de soluções mais relevantes. Esse detalhamento a respeito do comportamento do consumidor possibilita a criação de soluções relevantes, melhorando a satisfação e gerando fidelização.
Com isso, inferimos que o Data Driven é uma ferramenta valiosa para a tomada eficaz de decisões. Com a implementação de estratégias eficazes de coleta, análise e armazenamento dos dados, permite-se uma visão mais profunda e precisa do mercado, da concorrência e dos clientes, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões.
Invista em tecnologia
Investir em tecnologia pode ser uma ótima opção para empresas que buscam evoluir os seus processos, aumentar sua competitividade no mercado e se manter atualizadas com as tendências.
Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e se integrando aos mais diversos setores. Desse modo, faz com que investir nela se torne uma escolha estratégica para empresas que desejam se destacar e se manter relevantes de forma contínua.
Logo, uma gestão Data Driven de sucesso equivale a toda uma infraestrutura de tecnologia forte, além de time de especialistas em dados para fazer a coleta, o armazenamento e a análise dos dados de forma eficaz.
Desenvolva a cultura Data Driven
Como todo ser humano acaba sendo resistente a mudanças, o desenvolvimento da cultura orientada por dados precisa ser bem fundamentado em um planejamento e no seu acompanhamento.
O engajamento de todos os envolvidos é essencial, desde a diretoria até os assistentes.
Dessa maneira, é importante que sejam compartilhadas com os os funcionários todas as informações de forma clara e coesa sobre a nova cultura e os resultados esperados.
A Blue Route vive o Data Driven e pode lhe ajudar
A Blue Route nasceu com o objetivo de trazer para o Comércio Exterior a assertividade dos dados. Para que, assim, a tomada de decisão seja muito mais estratégica. Além disso, criar uma base histórica para entender quais foram e quais podem ser e como podem ser estruturadas as decisões comerciais e operacionais.
Dessa maneira, as soluções de inteligência de negócios irão proporcionar a gestão estratégica dos custos, o gerenciamento do risco e a otimização do fluxo operacional. Desse modo, orientando a tomada de decisão.
Para isso, temos uma equipe super capacitada que também está apta para cooperar com a implementação de tecnologias capazes de realizar o gerenciamento de dados, bem como ofertar treinamentos para cooperar e suportar de forma contínua e atualizada a gestão dos negócios, com as equipes sempre atualizadas.