Os processos de importação e exportação devem ser monitorados em tempo real, de forma precisa e integrada, pois um erro do mais simples pode impactar toda a cadeia e inviabilizar toda a operação. Portanto, é essencial que tecnologias como API e notificação push sejam utilizadas no comércio exterior para minimizar os riscos e automatizar as etapas.

O que é API?

A Application Programming Interface, ou simplesmente API, significa Interface de Programação de Aplicativos. Essa tecnologia tem a função de integrar diferentes softwares ou aplicativos para facilitar a comunicação e o armazenamento de dados.

API no comércio exterior
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-de-uma-mulher-em-casa-usando-fones-de-ouvido-e-tablet_11631566.htm#query=tecnologia&position=22&from_view=search&track=robertav1_2_sidr

Em suma, essa integração permite que o usuário utilize um único sistema, ao invés de buscar informações em diferentes lugares. Dessa forma, os processos são automatizados e o tempo de uma determinada função é otimizado.

Exemplo de API no comércio exterior

Anteriormente, era preciso consultar diversos órgãos e informações em fontes públicas e privadas para consolidar dados de mercado e orientações técnicas. Contudo, com a digitalização do comércio exterior, foi possível aumentar a qualidade da informação, reduzir tempo nos processos burocráticos e promover maior eficiência no fluxo de comércio.

Portal Único Siscomex

Automatização de processos é um dos fatores que pode gerar mais competitividade nas operações de importação e exportação, pois gera mais resultados em menos tempo. Como, por exemplo, no comércio exterior, podemos citar a API do Portal Único Siscomex que integra dados técnicos de sistemas privados e órgãos intervenientes do governo.

Alguns exemplos de APIs disponíveis no Portal Único Siscomex é a do Catálogo de Produtos que, segundo o próprio portal, permite a manutenção da base de dados dos produtos e operadores estrangeiros, individualizados por empresa, visando o reuso de informações nas operações de comércio exterior.

Outro exemplo é a API do sistema de classificação fiscal de mercadoria, que centraliza a nomenclatura dos produtos, fornecendo a relação dos atributos estabelecidos pelos órgãos intervenientes do governo.

Ademais, outras APIs disponíveis no Portal Único Siscomex:

Empresas Privadas de Comércio Exterior

Algumas APIs utilizadas por empresas privadas que atuam no comércio exterior têm o objetivo de evitar registros manuais. Assim, algumas informações são registradas de forma automática, reduzindo a possibilidade de falha humana.

API para automatizar as etapas de transporte de cargas, integrar processos dentro dos terminais e armazéns, promover maior comunicação entre os departamentos internos da empresa e dos setores do governo com as empresas, consultar de forma automática diversas bases de dados, entre outros processos, são exemplos de aplicações dessa tecnologia no comércio exterior.

O que é Notificação Push?

Quando ao navegar em um site e, de forma automática, surge na tela um aviso ou sugestão para cadastrar um e-mail, nos deparamos com uma notificação push. A tecnologia push em um software facilita a entrega de informações aos seus usuários, mesmo que ela não tenha sido requisitada, isto é, enviada automaticamente.

notificação push
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/aplicativo-de-telefone-de-atualizacao-de-surto-de-coronavirus_28097159.htm#query=notifica%C3%A7%C3%A3o%20push&position=19&from_view=search&track=robertav1_2_sidr

Exemplos de Notificação Push no comércio exterior

O Portal Único Siscomex também possui o serviço de notificação push, principalmente em casos de avisos dos usuários ou dos órgãos do governo. Esses avisos, geralmente, se tratam de mudanças de status no andamento das operações, mas para ativar essa funcionalidade é necessário ter a API do portal integrada.

Alguns exemplos onde a notificação push é ativada:

Empresas privadas também utilizam esse recurso para enviar avisos e follow-ups de status de embarques, deadlines, parametrização de mercadorias, etapas do processo aduaneiro, entre outros eventos cotidianos e que reduzem o tempo de resposta em cada fase da operação.

Como as tecnologias API e Notificação Push influenciam no comércio exterior?

Cada vez mais empresas e o governo brasileiro vêm investindo em tecnologia da informação e os benefícios são significativos. O comércio exterior é um conjunto de operações que envolve iniciativa privada e gestão pública e que tem um forte impacto na cadeia global.

API
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/holograma-da-interface-de-programacao-do-aplicativo_18098426.htm#query=tecnologias%20digitais&position=46&from_view=keyword&track=robertav1_2_sidr

Integração entre os órgãos intervenientes

A importação no Brasil, por exemplo, tem vínculo obrigatório com mais de 10 órgãos diretamente e em cada órgão é preciso registrar uma informação ou apresentar dados específicos exigidos por eles.

Portanto, integrar dados, automatizar operações, desburocratizar processos, facilitar a comunicação entre empresa e governo e promover eficiência no fluxo de cargas dentro e fora do país, potencializa o mercado brasileiro como forte ator internacional no comércio.

Profissionais mais eficientes

Com sistemas integrados através de API e informações compartilhadas automaticamente por meio de notificações push, a comunicação no comércio exterior entre profissionais, empresas e seus clientes e empresas e órgãos públicos se torna mais eficaz.

Por meio dessas tecnologias, os profissionais que atuam neste setor se tornam mais eficientes, pois otimizam tempo evitando processos manuais. Além de reduzir os riscos por multa, perda de prazos ou desconhecimento de processos.

Os agentes de carga e despachantes aduaneiros, profissionais que monitoram diariamente diversos processos, têm seu trabalho automatizado, ao receber atualizações automáticas em tempo real de seus embarques e processos aduaneiros.

Automatização de processos

Procedimentos logísticos, trâmites burocráticos, normas internacionais, licenças de importação, preenchimento de formulários, registros de dados nos órgãos públicos, pagamentos ao exterior, entre outros processos no comércio global, possuem etapas complexas e muitas vezes demoradas.

Portanto, o investimento em ferramentas que otimizem os recursos e promovam agilidade nas operações é essencial para o sucesso da empresa e aumento da competitividade a nível internacional. Além disso, a automatização de processos gera centralização das informações e reduz riscos por falha humana.

A consultoria da Blue Route lhe ajuda a aplicar as melhores tecnologias

Investir em tecnologia é essencial para se manter competitivo no mercado, mas é preciso saber usar os recursos tecnológicos de maneira inteligente e efetiva para que os resultados sejam maximizados.

Por isso, a Blue Route conta com profissionais experientes, focados em gerar maior produtividade e minimizar riscos. A consultoria estratégica e personalizada é direcionada a promover as melhores alternativas de negócio, através de tecnologia e mais de 20 anos de experiência.

Consulte um de nossos especialistas e saiba como potencializar os resultados de sua empresa através da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *