invoice cast

A Invoice Cast é um podcast sobre Comércio Exterior, com o propósito de ensinar, gerar discussões e contar boas histórias de forma que seja um momento divertido e prazeroso falar de nossa área e assuntos correlatos.

Ele também é um espaço para negócios, ou seja, você e sua empresa podem fazer parte do projeto para apoiar seu branding e vendas diretas, além de um grande aliado a sua estratégia de marketing sendo o topo de funil ideal.

O maior podcast de comércio exterior do Brasil

0 +

Visualizações em todas as plataformas

0 +

Horas de conteúdo gravado

Por que devo produzir conteúdo?

Nosso podcast começou em 2020, e não é de hoje  que nos orgulhamos do resultado.

Sabemos que muitos investimentos em marketing 

são de médio e longo prazo, mas são números como  esses que atestam o efeito desse investimento.

O Spotify hospeda cerca de 2.2 milhões de podcasts no mundo e a Invoice Cast, em 2022, esteve entre os 5% de podcasts mais compartilhados do planeta Terra. Para nós, vai além do orgulho, esse resultado reforça a capacidade da Invoice Content trabalhar o marketing  de forma assertiva.

01

#INVOICER

Jonas Vieira

HOST DO PODCAST

Estou desde 2007 atuando no comércio exterior e importação e, em 2018, decidi aliar meu amor pela escrita para ensinar e discutir sobre essa carreira que tanto aprecio, sempre de forma simples e bem humorada.

E o que começou como hobby, me rendeu a oportunidade de escrever, ensinar e atender diversas empresas do ramo através da Invoice Content e do podcast Invoice Cast. 

Registro de marca

O registro proporciona segurança jurídica, evitando disputas
e cópias indevidas por concorrentes. Fortalece a  imagem da empresa,  transmitindo  credibilidade  e profissionalismo aos  clientes.

A marca registrada também pode se tornar um ativo valioso, aumentando  o  valor  da  empresa e  facilitando  parcerias e oportunidades de negócio.

Não registrar sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pode trazer riscos significativos para o seu negócio. Aqui estão dois dos principais riscos:

  1. Perda de exclusividade: Sem o registro no INPI, você não possui direitos exclusivos sobre a utilização da sua marca. Isso permite que outras empresas usem uma marca semelhante ou idêntica, o que pode causar confusão no mercado, diluir a identidade da sua marca e levar à perda de clientes e vendas.

  2. Disputas legais: Se outra empresa registrar uma marca semelhante ou idêntica à sua no INPI, você pode enfrentar disputas legais e ser obrigado a modificar ou abandonar o uso da sua marca atual. Além disso, você pode ser responsabilizado por danos e prejuízos causados à empresa que possui o registro, o que pode resultar em custos financeiros significativos e danos à reputação do seu negócio.

Sim, se você usar indevidamente uma marca registrada de acordo com a Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/1996 no Brasil), você pode enfrentar consequências legais e financeiras. Usar uma marca registrada sem a devida autorização é considerado uma violação dos direitos do titular da marca e pode resultar em processos judiciais.

Se for provado que você infringiu os direitos de propriedade industrial de outra pessoa, você pode ser obrigado a:

  1. Pagar indenização: A indenização pode incluir compensação pelos danos e prejuízos sofridos pelo titular da marca registrada, além de lucros cessantes que podem ter ocorrido devido à violação.

  2. Pagar multa: Dependendo da jurisdição e da gravidade da infração, você também pode estar sujeito ao pagamento de multas.

  3. Cessar o uso da marca: Você pode ser obrigado a interromper imediatamente o uso da marca registrada e retirar todos os produtos, materiais de marketing e quaisquer outras referências à marca em questão.

  4. Devolver valores: Em alguns casos, você pode ser responsabilizado pela devolução de valores obtidos com o uso indevido da marca, já que a utilização da marca registrada alheia sem autorização pode gerar enriquecimento ilícito.

Custo: Os custos para registrar uma marca no INPI variam de acordo com o tipo de solicitante (pessoa física, jurídica, microempresa, etc.) e o tipo de marca (nominativa, figurativa, mista, etc.). As taxas iniciais de pedido de registro de marca variam aproximadamente de R$ 142,00 a R$ 415,00 mais os honorários de quem entra e acompanha o pedido, dependendo do tipo de solicitante e da marca. Além disso, pode haver custos adicionais relacionados a eventuais exigências, oposições, recursos e serviços de um advogado especializado em propriedade intelectual.

Tempo: O tempo para concluir o processo de registro de marca no Brasil pode variar, mas geralmente leva de 24 a 36 meses. O processo pode ser mais longo se houver exigências, oposições ou recursos durante o processo de análise. Vale ressaltar que, após a concessão do registro, a marca é protegida retroativamente à data do pedido inicial.

 

 

Registro de marca e patente são dois tipos de proteção de propriedade intelectual que servem a propósitos diferentes:

  1. Registro de marca: Uma marca é um sinal distintivo usado para identificar e diferenciar produtos e serviços de uma empresa das ofertas de outras empresas. As marcas podem incluir nomes, logotipos, slogans, cores e até mesmo sons. O registro de marca protege a identidade visual e comercial da empresa, garantindo ao titular da marca direitos exclusivos de uso, licenciamento e comercialização da marca em uma determinada jurisdição. Isso evita que concorrentes usem marcas semelhantes ou idênticas, que possam causar confusão entre os consumidores e diluir a identidade da marca registrada.

  2. Patente: Uma patente é um conjunto de direitos exclusivos concedidos pelo governo a um inventor ou titular de uma invenção por um período limitado. As patentes protegem invenções, como produtos, processos, máquinas e melhorias tecnológicas que são novas, não óbvias e úteis. A concessão de uma patente permite ao titular excluir outros de fazer, usar, vender ou importar a invenção protegida durante o prazo da patente, que geralmente é de 20 anos a partir da data de depósito do pedido. Em troca, o inventor deve divulgar publicamente os detalhes da invenção, permitindo que outros possam aprender com ela e aprimorá-la após a expiração da patente.

Último episódio lançado!

O Invoice Cast é o maior podcast de comércio exterior do Brasil, apresentado por Jonas Vieira, um profissional com mais de 15 anos de experiência no setor. Desde sua estreia em 2020, o podcast vem conquistando fãs por todo o país e ficou entre os 5% dos podcasts mais compartilhados e seguidos do mundo no Spotify no último ano.

Com convidados especialistas na área, o Invoice Cast compartilha histórias, experiências e conhecimentos valiosos para quem atua no comércio exterior. 

Outros episódios para que você possa ouvir 🎧

©2023. Invoice Content®. All Rights Reserved.